AKNA.INFO

Tudo sobre nossas soluções consolidadas aqui para você.

Configurações de DNS

Leia o conteúdo abaixo e aprenda mais sobre o que é e como realizar as autenticações SPF, DKIM e CNAME. Se preferir, faça o download do manual.

download

Introdução

Autenticação é como uma licença de uso para seu e-mail. Ela funciona como um tipo de rastreador que indica se você é um remetente legítimo.
É sempre bom lembrar que isso está diretamente ligado ao resultado de suas ações, portanto, é fundamental que você entenda como funciona e faça as configurações necessárias.
Existem diferentes tipos de autenticação, entre eles, os mais populares e importantes para o resultado de suas ações são SPF, DKIM e CNAME. Neste documento falaremos sobre cada um e explicaremos como você deve proceder para realizar a configuração.

SPF

A configuração do SPF é feita para cada domínio utilizado como remetente das suas mensagens. Domínio é o nome utilizado para representar tanto o endereço do seu site quanto para compor um endereço de e-mail da sua empresa.
Quando você registra seu domínio e escolhe um provedor para hospedá-lo, está autorizando os computadores deste provedor a enviar e-mails que têm como remetente uma conta do seu domínio. Envios feitos de outros provedores em seu nome representam uma ameaça à reputação do domínio que pode ser considerado fonte de spam.

O mesmo raciocínio vale quando você envia mensagens a partir dos computadores do seu software de e-mail marketing, como a Akna. Se eles não tiverem autorização do seu provedor, parte das mensagens não serão aceitas pelos demais destinatários.

O SPF configurado fornece à Akna a autorização oficial para enviar suas mensagens e protege você de disparos clandestinos. Antes que você se preocupe em como fazer isso, vale lembrar que trata-se de algo bastante simples. Você pode obter os parâmetros necessários dentro da nossa plataforma de e-mail marketing e depois solicitar a configuração ao provedor onde seu site está hospedado.

DKIM

De maneira similar ao SPF, o DKIM também é utilizado para garantir, de forma mais eficiente, que os servidores do software de e-mail marketing estejam autorizados a mandar e-mails de seu domínio. Tecnicamente, o DKIM valida a identidade de um domínio que está associado com uma mensagem por meio de autenticação por criptografia.

Por se tratar de uma tecnologia mais moderna, muitos provedores ainda estão começando a adotá-lo e, em alguns casos, não será possível configurá-lo sem o apoio dos técnicos de seu provedor.

Copie o seguinte código e entre em contato com o provedor de hospedagem para efetuar a configuração.

Entrada 01: _domainkey.seudomínio.com.br
Apontamento 01: “o=~”

Entrada 02:  akna1k._domainkey.seudomínio.com.br
Apontamento 02: “k=rsa;p=MIGfMA0GCSqGSIb3DQEBAQUAA4GNADCBiQKBgQDO5Lp2t 3hjr4NzPv1oj58o9BRI713CkHjrxeP6ZuoIAz7T3CbUkiZPSPnH5rZva+3IFU8Y8Oi1W4PY7zri XN/L4/yZcFxlqQ/qP70Dln5qhmdB1Hd6cg68e0XTak/VrJajVjYGtgPt2ZWvJ9xelanyob9nB4Yb 3sNRI6V98R6CXwIDAQAB”

CNAME

Com a quantidade de e-mails circulando na web fica cada vez mais difícil confiar e abrir uma mensagem. Tentativas de golpes on-line são enviadas diariamente e classificar um e-mail como spam nunca foi tão fácil.

Esses fatores, aliados aos sistemas de segurança dos provedores de e-mail, afetam diretamente as campanhas de e-mail marketing, afinal, quem garante para o consumidor que justamente o seu e-mail é confiável?

Uma maneira de transmitir essa confiança é a configuração de CNAME, que personaliza todos os links da sua mensagem. Ao efetuar esta configuração, todos os links dentro das mensagens são monitorados pelo sistema e passarão a obedecer o mesmo padrão do remetente, ao invés de utilizar um padrão originalmente forçado para todos os clientes.

Por exemplo, ao enviar uma campanha com o remetente: teste@nomedaempresa.com.br

Todos os links dentro da sua mensagem passarão a obedecer o padrão: http://emkt.nomedaempresa.com.br/…

Entre outras vantagens, esta medida evita que possíveis leitores, ao verem que todos os links possuem o mesmo nome do remetente da mensagem, não suspeitem de algum tipo de vírus, phishing ou outra armadilha qualquer.

É fundamental que você esteja com todas as suas configurações corretas, além de transmitir confiança, os provedores de e-mail analisam esses dados para classificar se sua mensagem vai ou não para o lixo eletrônico. Abaixo, exemplificamos os tipos de CNAME. Entre em contato com nosso departamento de suporte para saber como realizar as configurações.

Tipos de CNAME:

emkt IN CNAME app.akna.com.br
spaces IN CNAME app.aknadata.com.br
vw IN CNAME vw.viewtrk.com.br

Obtenção de parâmetros

Existem duas formas de obter os parâmetros de configurações de DNS pelo sistema da Akna:

Via alertas do sistema

A Akna criou um sistema de alerta que identifica a situação das principais configurações necessárias para o envio de e-mail marketing. O intuito é tornar mais fácil a identificação e correção de possíveis erros que estejam afetando as ações.

1

Via menu do sistema

Você também consegue obter as mesmas configurações acessando o menu do sistema.

2

Passo a passo da configuração

Obtenha parâmetros para configuração

Copie os códigos gerados para o SPF e personalização de links, envie as informações ao suporte técnico de seu provedor de hospedagem (a empresa que hospeda seu site) e solicite que sejam executadas as configurações na zona de DNS geradas no site da Akna.

Decorridas 48 horas entre em contato com a Akna para que possamos testar e verificar se as configurações foram realizadas exatamente segundo nossos parâmetros.

IMPORTANTE: o processo deverá ser repetido para cada domínio utilizado como remetente nas ações de e-mail marketing da Akna, pois para cada domínio é possível que seja requerida uma configuração diferente.